Sobre a Revista

O Brazilian Archives of Health and Environment (ISSN: 2675-2298) é um periódico anual vinculado a Pós-Graduação do Centro Universitário de Patos (UNIFIP). A linha editorial da revista contempla a área interdisciplinar, mantendo fina sintonia com as temáticas desenvolvidas nas linhas de pesquisa do UNIFIP: “Saúde e doença”, “Qualidade ambiental e saúde” e “Tecnologia de Produtos Naturais”, por entender que a investigação científica é um ato fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

Assim, o periódico se apresenta como um espaço de construção permanente de trabalhos acadêmicos, resultantes de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

A revista tem interesse em receber submissões de trabalhos que envolvam temas relacionados com a interface Saúde e Meio Ambiente, inéditos ou não, desde que respeitadas todas as normas bioéticas de pesquisa envolvendo seres humanos.

Objetivo da Revista:

Promover e disseminar o conhecimento científico na interseção entre saúde e meio ambiente. A revista visa criar um espaço dedicado à publicação de pesquisas originais e relevantes que contribuam para o avanço do entendimento sobre as complexas relações entre saúde humana, qualidade ambiental e tecnologia de produtos naturais. Além disso, o periódico busca fomentar a investigação científica como um meio fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, enquanto respeita rigorosamente as normas bioéticas de pesquisa envolvendo seres humanos.

Escopo da Revista:

O Brazilian Archives of Health and Environment tem como escopo principal abranger uma variedade de temas interdisciplinares relacionados à interface Saúde e Meio Ambiente. A revista aceita contribuições acadêmicas nas seguintes áreas temáticas, mantendo uma estreita afinidade com as linhas de pesquisa do UNIFIP:

1. Saúde e Doença: Estudos que investigam aspectos relacionados à prevenção, diagnóstico, tratamento e gestão de doenças, bem como pesquisas sobre promoção da saúde e qualidade de vida.

2. Saúde Única: Estudos que abordam a perspectiva da saúde única, considerando a interconexão entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, bem como pesquisas que investigam políticas públicas e práticas integradas de saúde única.
  3. Qualidade Ambiental e Saúde: Pesquisas que exploram a relação entre a qualidade do ambiente, incluindo aspectos como poluição do ar, água e solo, e a saúde humana, com foco na identificação de riscos à saúde e estratégias de mitigação.

4. Tecnologia de Produtos Naturais: Estudos relacionados à descoberta, desenvolvimento e aplicação de produtos naturais, incluindo plantas medicinais, extratos naturais e compostos bioativos, com potencial para melhorar a saúde humana e o meio ambiente.

5. Pesquisa Interdisciplinar: Artigos que integram diferentes disciplinas, como biologia, química, medicina, ecologia e ciências sociais, para abordar questões complexas na interface entre saúde humana e meio ambiente.

6. Ensino, Pesquisa e Extensão: Relatos de experiência, revisões de literatura e artigos que destacam atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em contextos acadêmicos, com foco na promoção da conscientização pública sobre questões de saúde e meio ambiente.

O Brazilian Archives of Health and Environment se posiciona como um veículo essencial para a publicação de pesquisas que contribuem para uma compreensão mais profunda da relação vital entre saúde humana e meio ambiente, promovendo assim avanços significativos nas políticas de saúde pública, na prática clínica e na qualidade ambiental.