Perfil da assistência fisioterapêutica em unidade de emergência: revisão de literatura
PDF

Palavras-chave

Assistência. Emergência. Fisioterapia.

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil da assistência fisioterapêutica em unidade de emergência (UE).

Método: Trata-se de uma revisão de literatura sendo pesquisados artigos científicos entre os meses de fevereiro e abril de 2018. As bases de dados pesquisadas foram: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), através dos descritores extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Assistência, Emergência, Fisioterapia, sendo para a busca utilizado o operador boleano AND. Foram utilizados artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018, sendo estes que abordaram intervenções do fisioterapeuta de ordem cardiorrespiratória e/ou musculoesquelética nas UE. Foram excluídos do estudo os resumos, relatos de caso e revisão sistemática.

Resultados: Os resultados mostram que a maioria dos casos que deram entrada no serviço de urgência e emergência por serem disfunções de ordem cardiorrespiratória necessitaram de suporte ventilatório, seja ele invasivo ou não, além de outros métodos e técnicas, que são de responsabilidade do Fisioterapeuta e que visa a melhora do paciente, justificando a sua inserção no setor, influenciando a diminuição de complicações, do tempo de permanência hospitalar dos pacientes, de transferências hospitalares, do índice de mortalidade e gastos financeiros elevados.

Conclusão: Com base nos dados mostrados através dos estudos inclusos nessa revisão é possível concluir a eficácia da intervenção fisioterapêutica no setor de emergência hospitalar, favorecendo os atendimentos e tratamentos precoces das patologias, diminuindo assim, o risco de agravo na evolução do quadro clínico, além de ampliar o modelo de assistência integral, humanizada e multidisciplinar.

PDF